A Associação A4 - Acolher, Aceitar, Agir, Adaptar nasceu a partir da vontade de um grupo de pessoas abstinentes, com o objetivo de criar uma estrutura sólida e capaz de ajudar outras pessoas com problemas ligados ao álcool. Fundada em 2017, a Associação A4 tem como objeto social a prevenção, o tratamento e acompanhamento de indivíduos com problemas ligados ao álcool. Em 2019, a Associação A4 abre o seu leque de intervenção a outras temáticas além do alcoolismo.

55875020_2045847638803562_76815735546340
96780134_708588829952079_822711478153904
feijao.jpg
IMG_20200508_113342.jpg
IMG_20200508_153713.jpg
IMG_20200508_153016.jpg
IMG_20200508_151951.jpg
IMG_20200508_121001.jpg
IMG_20200508_113957.jpg
cesto_aromático.jpg2.jpg
esta.jpg
96170753_1681727655301223_62007509206832
96024038_925251007921343_715799170953458
cesto_aromático.jpg
IMG_20200517_155543.jpg
transf.jpg
canteiro.jpg
lavanda.jpg

OS NOSSOS SERVIÇOS

Como podemos ajudar

Para mais informações, não hesite em contactar-nos!

Grupo_Terapêutico.jpg

GRUPO TERAPÊUTICO - REAGIR

O Grupo Terapêutico Reagir destina-se a pessoas com problemas ligados ao álcool recuperadas e/ou em recuperação. Através das experiências dos indivíduos que compõem este grupo, pretende-se a sensibilização para o tratamento e a prevenção da recaída.

São realizadas reuniões quinzenais, em horário pós-laboral, com orientação técnica.

Rochas do oceano

PSICOLOGIA MOTIVACIONAL

Sensibilização e intervenção motivacional para o tratamento do alcoolismo.

recolher_edited_edited_edited_edited.png

PROJETO (RE)COLHER

Reinserção social e profissional de pessoas com problemas ligados ao álcool. A intervenção baseia-se num programa de treino de competências pessoais, sociais e profissionais, com recurso à prática agrícola e de cestaria.

Research Legal e Escrita

PSICOLOGIA

Serviço de Psicologia destinado a diferentes faixas etárias.

Business Meeting

APOIO SOCIAL E APOIO JURÍDICO

Apoio social e apoio jurídico tendo em conta as necessidades/dificuldades apresentadas pelo público-alvo.

PISCA_Programa_de_Intervenção_e_Sensibilização_do_Consumo_de_Álcool-removebg-preview.png

PISCA - PROJETO DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO CONSUMO DO ÁLCOOL

Sessões psicoeducativas e treino de competências onde se pretende uma maior consciencialização da doença do alcoolismo por parte do doente, família e comunidade.

PICA_edited.jpg

PROJETO DE INTERVENÇÃO COM AGRESSORES - PICA

Intervenção psicossocial destinada ao reconhecimento comportamental agressivo com o objetivo de fornecer estratégias para alterar comportamentos, promover a igualdade de género e as relações de poder.

Espaço R com logos_edited_edited.jpg

ESPAÇO R

Intervenção psicossocial com jovens com comportamentos desviantes, tendo em vista a alteração comportamental.

120713109_3250588374996143_8851842293472787923_n.jpg

PACOTES EMPRESAS

Ações de sensibilização/informação sobre a temática do alcoolismo.

Voluntariado.PNG

VOLUNTARIADO

Desenvolvimento de projetos de voluntariado a pessoas que se queiram associar a esta causa.

A NOSSA HISTÓRIA

O diagnóstico social do concelho de Arouca aponta para uma grande prevalência do alcoolismo no concelho.

Com base neste diagnóstico social, o Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social do concelho de Arouca (CLDS/CLDS+/CLDS 3G) - AroucaInclui (executado e coordenado pela ADRIMAG) desenvolveu uma ação, intitulada (Re)Agir que teve como objetivo incidir sobre a problemática do alcoolismo. Desta ação, implementada em parceria com o Município de Arouca e a Rede Social, surgiu o Plano Municipal para a Prevenção das Toxicodependências. Neste plano, entre várias ações de prevenção primária, secundária e terciária, destacava-se a prevenção junto da comunidade e o tratamento de doentes com problemas ligados ao álcool (PLA). Assim, foi iniciada a intervenção motivacional/psicoeducativa junto de doentes com PLA com o objetivo de os motivar para o tratamento e prevenir a recaída. Esta intervenção além de ser realizada de modo individual, foi também implementada em grupo. Desta forma, em julho de 2014 foi criado o grupo (Re)Agir: um grupo aberto, composto por pessoas com PLA recuperados e/ou que pretendam alterar o seu comportamento. Quinzenalmente, os indivíduos com PLA reuniram-se para partilhar experiências, conhecimentos e informações.

Da partilha entre 15 indivíduos que integravam o grupo (Re)Agir, surgiu a vontade de criar uma associação que apoiasse esta problemática com forte incidência no concelho de Arouca. Em junho de 2017, é criada a A4 – Associação de Apoio a Alcoólicos de Arouca. Em Abril de 2019, através de uma alteração aos seus estatutos, a Associação abre o seu leque de intervenções a outras temáticas e altera a sua denominação: Associação A4 - Acolher, Aceitar, Agir e Adaptar.

Semear uma vida nova através da valorização pessoal e profissional.

canteiro.jpg

transf.jpg

Visão

Ser uma referência na transformação individual e coletiva de forma sustentável e com alcance ao nível de distrito

Valores:

Acolher
Adaptar
Transformar / Inovar
Dignificar
Valorizar
Solidariedade
Intervir
Prevenir
Sensibilizar
Diferenciador

IMG_20200517_155543.jpg

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Ajude-nos a ajudar! Torne-se sócio desta causa!

Father Carrying Child Outdoors

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO